Sobre

O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019 é uma iniciativa conjunta liderada pelos governos do Brasil e do Reino Unido, oferecendo uma variedade de eventos em ambos os países. O Ano tem como objetivo celebrar o alto nível de colaboração entre os dois países nas mais diversas áreas da ciência, servindo também como uma importante plataforma para a formação de novos projetos.

O Ano é uma oportunidade para cientistas, empresários e empresas brasileiras e britânicas celebrarem o que a pesquisa conjunta já alcançou e pensarem em como trabalhar juntos frente aos futuros desafios globais.

Os quatro temas fundamentais do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019 são:

Breve Histórico

O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019 foi primeiramente acordado entre o Ex-Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos, Boris Johnson, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, em agosto de 2017, em Londres.
O anúncio do Ano ocorreu em 27 de fevereiro de 2018 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante a visita do Navio Real Britânico de Pesquisa James Cook ao Brasil. Um mês depois, em 27 de março de 2018, o Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação foi oficialmente lançado em cerimônia no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), em Brasília.

Cerimônia de lançamento do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação, em Brasília, com a presença do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e o conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Robin Grimes.
Navio Real Britânico de Pesquisa James Cook ancorado no Pier Mauá, para as comemorações do anúncio do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação.