Blog

Voltar

Workshop do Fundo Newton sobre Micro Redes Descentralizadas para a Eletrificação de Comunidades Remotas

Workshop do Fundo Newton sobre Micro Redes Descentralizadas para a Eletrificação de Comunidades Remotas
Admin 13.12.2018

Sam Williamson, Universidade de Bristol

O workshop foi organizado pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará, em colaboração com a Universidade de Cardiff, em Belém, Pará, de 10 a 14 de setembro de 2018, sendo patrocinado pelo Fundo Newton, através do Conselho Britânico. Ele reuniu pesquisadores em início de carreira do Reino Unido e do Brasil em várias disciplinas, como ciências sociais, engenharia, políticas públicas, geografia e economia, reconhecendo que o acesso à energia é um problema multidimensional. O workshop recebeu suporte de seis mentores de pesquisa de reconhecimento no tema, capazes de dar conselhos, apoio e conhecimento aos pesquisadores em início de carreira sobre como progredir no ambiente acadêmico.

Mentores: Prof. Wilson Macedo (esquerda superior), Prof. Jianzhong Wu (direita superior), Prof. Joao Pinho (esquerda inferior) and Dr Peter Connor (direita inferior). Crédito de imagem: Sam Williamson.

Todos os pesquisadores apresentaram seus trabalhos, detalhando como ele se relaciona com a eletrificação de comunidades remotas, cobrindo tópicos de gerenciamento e controle de interfaces de micro redes e sistemas de armazenamento de energia, regulamentação de mercados de energia e modelos operacionais para implementações de sistemas e engajamento de stakeholders e prioridades no projeto de micro redes. Com o compartilhamento de áreas de pesquisa, os pesquisadores foram capazes de identificar áreas comuns entre suas pesquisas, desenvolvendo ideias de pesquisas futuras.

Pesquisadores em início de carreira discutindo os possíveis projetos de pesquisa. Crédito da foto: Karolina Rucinska.

Além dos objetivos da pesquisa, os pesquisadores em início de carreira receberam várias palestras e sessões interativas dos mentores em redação de CV, planejamento de carreira, gerenciamento de equipe de pesquisa e criação de artigos e propostas acadêmicas. Isso permitiu que os primeiros pesquisadores de carreiras aprendessem com a experiência e o conhecimento dos mentores, o que se mostrou inestimável para todos os envolvidos.

O mentor Dr. Carlos Ugalde Loo expõe sobre como escrever um bom artigo de revista acadêmica. Crédito da foto: Sam Williamson.

Como parte do evento, os participantes passaram um dia visitando as comunidades desprovidas de redes elétricas na Floresta Amazônica, perto de Belém, onde as questões que discutimos em torno da eletrificação rural foram trazidas à tona.

Pesquisadores em início de carreira visitando a comunidade de Santa Rosa, onde a equipe da GEDAE instalou uma micro rede. Crédito da foto: Kleber Lima.

Demonstração de uma máquina de processamento de açaí na comunidade Vitoria. A máquina que ajuda os membros da comunidade a processar açaí foi instalada pela equipe da GEDAE. Crédito da foto: Kleber Lima.

O workshop proporcionou uma excelente experiência para todos os envolvidos, sendo capaz de encontrar pesquisadores que investigam as mesmas áreas, dando uma compreensão real de alguns dos problemas que afetam as comunidades não integradas à rede elétrica e aprendendo como desenvolver carreiras acadêmicas. As relações feitas serão fortalecidas por meio de pesquisas coproduzidas no futuro e pelo compartilhamento de experiências através de grupos de mentores. Os próximos resultados serão algo para aguardarmos ansiosamente!

Participantes do Workshop sobre Micro Redes Descentralizadas no laboratório do GEDAE. Crédito de foto: Kleber Lima.

 

Website: https://offgridmicrogridsbelem.wordpress.com/

Categorias: Blog

ÚLTIMOS POSTS