Blog

Voltar

Ferramentas de modelagem para avaliação de riscos microbiológicos em águas balneares e áreas de coleta de mariscos

20.03.2019

Newton Fund Researcher Links Workshop, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, Fevereiro de 2019

Coordenado pela Dra. Paulette Posen, do Centre for Environment, Fisheries and Aquaculture Science (Cefas), Reino Unido e pelo Dr. Luis Garbossa, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Egapri), Brasil, pesquisadores em início de carreira de ambos os países participaram de 4 dias de palestras, sessões praticas, networking e discussões sobre “ferramentas de modelagem para avaliação de riscos microbiológicos em águas balneares e áreas de coleta de mariscos”. Apoiados pelo programa Newton Fund Researcher Links, o encontro ocorreu em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. As áreas costeiras do estado são importantes para as fazendas de mariscos e as longas praias de areia são populares entre os turistas. No entanto, a estreita coexistência do desenvolvimento costeiro, do turismo e da aquicultura pode aumentar os problemas relacionados a qualidade da água, apresentando potenciais riscos para a saúde, tanto dos banhistas como dos consumidores de marisco. O evento solidifica a colaboração contínua e mútua entre o Cefas e a Epagri para promover boas práticas na produção de frutos do mar, acelerando o desenvolvimento de técnicas robustas de vigilância para atender aos padrões internacionais de segurança para a produção de moluscos, qualidade de águas balneares e saúde humana.

O workshop reuniu participantes de diversas origens científicas, gerenciais e políticas: para compartilhar conhecimento e experiências em suas diferentes áreas de estudo; discutir as diferenças internacionais na definição de padrões microbiológicos; avaliar a implementação de medidas de proteção ambiental e de saúde humana; e aprender como as ferramentas de modelagem podem ajudar estratégias de monitoramento com custo efetivo além de apoiar a tomada de decisões para iniciativas de saúde pública. Os participantes fizeram exercícios práticos em (i) modelagem de insumos terrestres para sistemas fluviais; (ii) prever o transporte de materiais contaminantes em áreas costeiras; (iii) explorar os resultados de modelos relacionados aos padrões microbiológicos.

Outras atividades incluíram: um curto evento social de networking, em que duplas de participantes consideravam uma série de questões relevantes para o tópico do encontro, a partir da perspectiva de suas próprias áreas de estudo; uma visita guiada informativa à uma estação de tratamento de águas residuais; uma introdução as oportunidades de desenvolvimento de carreira no Reino Unido e no Brasil; além de sessões em grupo para identificar possíveis áreas para colaboração futura.

O workshop foi patrocinado pelo Researcher Links, ID RLWK8-10615, sob a parceria do Newton Fund. A verba do evento foi financiada pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e entregue pelo British Council. Para mais informações, visite www.newtonfund.ac.uk.

A Cefas (https://www.cefas.co.uk/) é líder mundial em ciência e tecnologia marinha, fornecendo soluções inovadoras para o meio ambiente aquático, para a biodiversidade e para segurança alimentar. A missão da Egapri Cipam (http://ciram.egapri.sc.gov.br/) é “gerar, fornecer e disseminar informações e tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável de ambientes agrícolas, marinhos e aquáticos…”.

Categorias: Blog

ÚLTIMOS POSTS